terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Ficha de recuperação: a diversidade cultural

Pode consultar os seguintes links, para responder à questão 2:

http://filosofarliberta.blogspot.pt/2015/02/o-homem-como-produto-e-produtor-da.html

Texto 1
“Na língua do nosso lugar não há palavra exata para dizer pescar. Diz-se ‘matar o peixe’. Não há palavra própria para dizer barco. E oceano se diz assim: ‘o lugar grande’. Somos gente da terra, o mar é recente.”
(Mia Couto)

Texto 2
“Diz-se que numa das línguas faladas pelos indígenas da América do Sul, talvez na Amazónia, existem mais de vinte expressões, umas vinte e sete, creio recordar, para designar a cor verde.
Comparando com a pobreza do nosso vocabulário quanto a esta matéria, parecera que devia ser fácil para eles descrever as florestas em que vivem, no meio de todos aqueles verdes minuciosos e diferenciados, apenas separados por subtis e quase inapreensíveis matizes.”
(José Saramago, A viagem do elefante, 2008)

Texto 3
“Da minha língua vê-se o mar. Na minha língua ouve-se o seu rumor como na de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto.”
(Vergílio Ferreira)

1  1. Procure o que há de comum aos 3 textos e invente uma história baseada nessa ideia.
(Se não tiver espaço nesta folha, pode continuar a sua história no verso desta folha).

2. Porque é que se diz que o Homem é produto e produtor da cultura? Responda tendo em conta o que aprendeu sobre a socialização. 













Sem comentários:

Enviar um comentário

Trabalho de grupo sobre a Arte

O que é a arte by paulofeitais on Scribd                            Teorias estéticas from Paulo Gomes Trabalho de grupo:...