sábado, 5 de dezembro de 2015

Matriz do teste 1 do Módulo 3 - 11L(Design)

Plano de estudo
Para estruturar as respostas de desenvolvimento, deve ter-se em conta as seguintes instruções:
Como estruturar um texto argumentativo

Para aceder aos conteúdos apresentados nesta matriz deve consultar-se a seguinte secção do site:

Objetivos/Conteúdos:

1. Definir o conceito de democracia.
2. Explicitar a relação da arte com a política.
2. Compreender a importância social (política) da arte.
3. Interpretar o documentário Lixo Extraordinário.
4. Refletir sobre o sentido (político) do trabalho de Vik Muniz. (A recriação de obras de arte
5. Refletir sobre o sentido (político) do trabalho de Ron English.      como intervenção política).
6. Interpretar o filme 'Equilibrium': o absurdo do totalitarismo.
7. Caracterizar as emoções.
5. Distinguir emoção, afeto e sentimento.
6. Relacionar o totalitarismo retratado no filme 'Equilibrium' com a importância da arte na vida humana.
7. Explicar a origem da democracia na sociedade ateniense do século VI: a monarquia, a oligarquia, a tirania e a democracia.
8. Explicar o contributo de Sólon, Clístenes e Péricles para a instituição da democracia em Atenas.
9. Explicar as reformas de Clístenes e o seu impacto na democracia ateniense.
10. Definir  e explicar a isocracia.
11. Definir e explicar a isegoria.
12. Definir e explicar isonomia.
13. Caracterizar a democracia ateniense como uma democracia direta.
14. Descrever as instituições democráticas de Atenas.
15. Descrever a forma como eram designados os detentores dos cargos políticos na Atenas democrática: o sorteio e a eleição.
16. Explicar as vantagens e desvantagens do sorteio.
17. Explicar a separação de poderes no estado democrático ateniense.
18. Explicar a importância da separação de poderes.
19. Explicar os mecanismos de proteção da democracia ateniense.
20. Explicar a importância (e os perigos) do ostracismo na democracia ateniense.
21. Descrever a sociedade ateniense.
22. Analisar criticamente a sociedade ateninense e as limitações da sua democracia: a escravatura, a exclusão das mulheres e dos estrangeiros.
23. Explicar a importância dos sofistas na democracia grega.
24. Explicar os fundamentos do pensamento dos sofistas: o relativismo cultural e a etnicidade das leis.
25. Comentar as implicações da tese de Protágoras segundo a qual 'O Homem é a medida de todas as coisas'.
26. Analisar criticamente as três teses de Górgias sobre a verdade.

Questões a explorar de forma crítica e criativa:
a) A arte pode contribuir para que os indivíduos se tornem melhores cidadãos?
b) Como terá que ser uma sociedade justa? Essa sociedade poderá não ser democrática?
c) Como é que a arte poderá contribuir para a construção dessa sociedade?
d) A nossa sociedade é justa (plenamente democrática)?
e) Quais são os problemas mais graves da nossa democracia?
f)  Como é que se poderão resolver esses problemas?

Estrutura do teste:

Grupo I – I.1. Questões de escolha múltipla (15-20); I.2. Questões de verdadeiro/falso(10-20).
Grupo II – Questões de resposta curta (definir; analisar; identificar; distinguir; comparar) – 6-8.
Grupo III – Duas questões de desenvolvimento – num mínimo de 200 palavras. (compreender; explicar; interpretar; problematizar).

Cotações:
(para revisão)
Grupo I – 45% (9 valores); Grupo II – 35% (7 valores); Grupo III – 20% (4 valores).
Pesos (questões dos grupos II e III): Exposição dos conteúdos (65%); Estruturação formal das respostas /Qualidade da argumentação (grupo III)(25%); Correção da Expressão Escrita (10%).

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