quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Paisagem



Considera-se paisagem a imagem resultante da síntese de todos os elementos presentes em determinado local. 
Uma outra definição, tradicional, de paisagem é a de um espaço territorial abrangido pelo olhar. Pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que a vista abarca. É formada não apenas por volumes mas também por cores, movimento, odores, sons etc.
A paisagem não é espaço, pois se tirarmos a paisagem de um determinado lugar, o espaço não deixará de existir.
A paisagem é um resultado material de todos os processos, naturais e humanizados, de determinado local. Temos dois tipos de paisagem: natural e humanizada.
A paisagem natural é aquilo que vem de origem da natureza, sem interferência da mão humana, como a vegetação e formações geológicas.
A paisagem humanizada é aquela que sofreu transformações em resultado da intervenção humana. São exemplos de ambiente construído as obras de arquitetura e de paisagismo.
Para alguns autores, a paisagem é a apreensão do mundo de uma forma individual. Um olhar individual que pode retransmitir para o conceito de paisagem na arte. É o fenômeno espacial no tempo do indivíduo.


Uma Paisagem Humanizada é uma paisagem que sofreu alterações do homem. Atualmente já não há nenhum ou quase nenhum lugar que não tenha havido intervenção humana, pois a poluição atmosférica já existe em todo o mundo. No entanto, ainda há paisagens que não tem nenhuma construção feita pelo ser humano ou nenhum objeto feito pelo homem. Então uma paisagem humanizada é uma paisagem que contém elementos humanos, ao contrário da paisagem natural que só tem elementos naturais.

Paisagem muito humanizada
Uma paisagem humanizada pode conter elementos naturais e humanos, enquanto que numa paisagem natural, só pode conter elementos naturais. Há paisagens que sofreram poucas alterações do homem, outras que não sofreram e outras que sofreram bastante. Por exemplo, uma fotografia de uma cordilheira de montanhas, água, relva e uma pequena habitação, sofreu poucas alterações do homem (O único elemento humano é a pequena habitação). Então as paisagens que não sofreram alterações do ser humano chamam-se paisagens naturais, as que sofreram muito pouco são paisagens pouco humanizadas e as que sofreram muitas alterações do ser humano são paisagens muito humanizadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Trabalho de grupo sobre a Arte

O que é a arte by paulofeitais on Scribd                            Teorias estéticas from Paulo Gomes Trabalho de grupo:...