Considera-se paisagem a imagem resultante da síntese de todos os elementos presentes em determinado local.
Uma outra definição, tradicional, de paisagem é a de um espaço territorial abrangido pelo olhar. Pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que a vista abarca. É formada não apenas por volumes mas também por cores, movimento, odores, sons etc.
A paisagem não é espaço, pois se tirarmos a paisagem de um determinado lugar, o espaço não deixará de existir.
A paisagem é um resultado material de todos os processos, naturais e humanizados, de determinado local. Temos dois tipos de paisagem: natural e humanizada.
A paisagem natural é aquilo que vem de origem da natureza, sem interferência da mão humana, como a vegetação e formações geológicas.
A paisagem humanizada é aquela que sofreu transformações em resultado da intervenção humana. São exemplos de ambiente construído as obras de arquitetura e de paisagismo.
Para alguns autores, a paisagem é a apreensão do mundo de uma forma individual. Um olhar individual que pode retransmitir para o conceito de paisagem na arte. É o fenômeno espacial no tempo do indivíduo.
Uma Paisagem Humanizada é uma paisagem que sofreu alterações do homem. Atualmente já não há nenhum ou quase nenhum lugar que não tenha havido intervenção humana, pois a poluição atmosférica já existe em todo o mundo. No entanto, ainda há paisagens que não tem nenhuma construção feita pelo ser humano ou nenhum objeto feito pelo homem. Então uma paisagem humanizada é uma paisagem que contém elementos humanos, ao contrário da paisagem natural que só tem elementos naturais.
![]() |
Paisagem muito humanizada |
Sem comentários:
Enviar um comentário