quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Espaço Geográfico



Espaço geográfico: A paisagem construída pela sociedade


Quando você abre a janela e observa a rua, ou o que houver à volta da sua casa, está ver uma paisagem. Esteja no campo, ou na cidade,observará elementos que podem ser naturais ou construídos pelos seres humanos.

Os elementos naturais numa paisagem são, por exemplo: as árvores (e outros tipos de plantas que não foram cultivadas pelas pessoas), os rios, o solo, os montes, o mar. Há paisagens nas quais existem muitos elementos naturais, como as que podemos observar em florestas.

Já os elementos da paisagem que foram construídos pelos seres humanos, pelas mulheres e homens, são designados como humanizados, culturais ou mesmo artificiais. São as casas, os edifícios, as ruas, os viadutos, as plantações (cultivos), as pastagens formadas pelas pessoas. Esses elementos são um resultado da ação humana, do trabalho das mulheres e dos homens.

Mas nas paisagens também existem outros aspectos percebidos pelos nossos sentidos: os sons, os cheiros, os movimentos - a circulação de pessoas e de veículos.

Paisagem humanizada

Considerando os movimentos nas paisagens, podemos perceber que elas mudam de um momento para outro. Por isso, afirmamos que elas são dinâmicas, estão constantemente a ser modificadas. Essas modificações podem ocorrer: quando casas ou prédios são derrubados, e outros são construídos; quando uma área de floresta é cortada; quando é feita uma sementeira ou uma colheita numa área cultivada, por exemplo, com centeio; quando são construídos viadutos, ruas,  pontes, estradas...

No mundo atual praticamente não existe paisagem natural; são muito restritas as áreas onde existem apenas elementos naturais. Os oceanos, por exemplo, são constantemente atravessados por navios de todo tipo, os seus recursos são explorados (inclusive de seu subsolo),nos seus leitos há milhares de quilómetros de cabos submarinos feitos de cobre ou fibra óptica, que possibilitam as comunicações entre milhões de pessoas de diferentes continentes, diariamente. Em muitos locais remotos são desenvolvidas pesquisas, atividades de exploração, muitas delas prejudiciais ao ambiente.

A paisagem humanizada (artificial ou cultural) é a que está presente nos mais vastos recantos do planeta. Nela coexistem elementos naturais e artificiais, havendo uma predominância destes últimos. No entanto, é preciso considerar que mesmo muitas plantas que existem nas paisagens bastante humanizadas, como as das grandes cidades, não apareceram e cresceram naturalmente, elas foram plantadas pelas pessoas. A sua existência, portanto, naquele determinado local, é resultado da ação humana.

Modificações e descobertas

Nas paisagens também encontramos elementos que foram construídos em diferentes épocas. Muitas vezes, em áreas onde a ocupação humana é antiga e contínua, verifica-se a presença de construções de diferentes períodos históricos. Em relação a isso, podemos pensar, por exemplo, em regiões da Índia e da Itália. Portugal, sendo um dos mais antigos países da Europa, possui mais de oito séculos de história, por isso por todo o lado coexistem o velho e o novo, o antigo e o moderno.

As modificações nas paisagens também estão relacionadas com as novas descobertas que os seres humanos vão realizando, em termos tecnológicos, que fazem surgir novos modos de produção, novas mercadorias e novas formas arquitetônicas, entre outros. Por outro lado, há mudanças nas paisagens que são resultado de fatores naturais como a alternância entre o dia e a noite, e entre as estações do ano ou até de terramotos, por exemplo.

Espaço geográfico

Se fôssemos consultar num dicionário a palavra espaço, constataríamos que há uma grande quantidade de significados. Para a geografia o espaço são as paisagens, as relações que se estabelecem entre as pessoas (sociais, económicas, políticas, etc.), as relações entre as pessoas e a natureza, e as próprias pessoas. Esse espaço é chamado espaço geográfico.

Percebemos, assim, que a noção de espaço geográfico é mais ampla que a de paisagem. Ao pensarmos no espaço geográfico estamos a pensar nos elementos e aspetos que existem nas paisagens, mas também nas diversas ações que as pessoas realizam nas paisagens. Essas ações correspondem aos variados tipos de atividades humanas: trabalho, estudo, lazer. Envolvem, portanto, relações económicas, sociais e políticas. Trata-se de algo bastante dinâmico.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Trabalho de grupo sobre a Arte

O que é a arte by paulofeitais on Scribd                            Teorias estéticas from Paulo Gomes Trabalho de grupo:...