sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

O conceito de atitude





O que são atitudes?

Quais as componentes das atitudes?

Como se podem mudar as atitudes?


Links para explorar:

https://www.infopedia.pt/$atitudes (definição do conceito de atitude/ As componentes das atitudes),

https://pt.wikipedia.org/wiki/Atitude (aprofundamento do tema - como se podem mudar as atitudes?).



DEFINIÇÃO DE ATITUDE: é um sistema relativamente estável de organização de experiências e comportamentos relacionados com um objeto ou evento particular.
Para cada atitude há um conceito racional e cognitivo – crenças e ideias, valores afetivos associados de sentimentos e emoções que, por sua vez, levam a uma série de tendências comportamentais: predisposições.
Portanto, toda atitude é composta por três componentes: uma cognitiva, uma afetiva e uma comportamental:

A cognição (componente cognitiva) – o termo atitude é sempre empregado com referência à um objeto. Toma-se uma atitude em relação a quê? Este objeto pode ser uma abstração, uma pessoa, um grupo ou uma instituição social. Por isso, as atitudes têm como base um conjunto de crenças sobre o seu objeto - essas crenças são assumidas por nós como conhecimentos, mas muitas delas podem não ser verdadeiras e/ou não ter justificação. Assim, só se pode levar alguém a mudar de atitude sobre algo com conhecimentos efetivos (o que na sociedade atual se mostra muito difícil, pois há muita desinformação a circular na internet, e especial nas redes sociais). 

O afeto (componente afetiva) – é um valor que pode gerar sentimentos positivos, que, por sua vez, gera uma atitude positiva; ou gerar sentimentos negativos que pode gerar atitudes negativas. Muitas vezes as pessoas não mudam de atitude mesmo sabendo que aquilo que pensam e fazem está errado, por causa desta componente - a dimensão afetiva, emocional, não é racional. Há atitudes que nos são inculcadas na infância e que podem estar ligadas a pessoas importantes na nossa vida (por exemplo, os filhos de pessoas racistas têm mais probabilidade de serem racistas na idade adulta). Isto torna muito difícil a mudança das atitudes.

O comportamento (dimensão comportamental) – a predisposição : sentimentos positivos levam à aproximação; e negativos, ao esquivamento ou escape. Os comportamentos são sempre manifestações exteriores e concretas das atitudes. Com o tempo os comportamentos repetidos podem transformar-se em hábitos, o que pode tornar muito difícil a mudança de atitude. Por exemplo, os fumadores podem saber que fumar faz muito mal à sua saúde (componente cognitiva), podem, também, sentir que fumar é negativo, mas sem uma mudança de comportamento (que exige força de vontade para vencer a dependência química e emocional) não conseguirão acabar com esse hábito.

Dessa forma, entende-se o PRECONCEITO como uma atitude negativa que um indivíduo está predisposto a sentir, pensar, e conduzir-se em relação a determinado grupo de uma forma negativa previsível.

CARACTERÍSTICAS DO PRECONCEITO:

É um fenómeno histórico e difuso;
A sua intensidade leva a uma justificação e legitimização dos seus atos;
Há grande sentimento de impotência ao se tentar mudar alguém com forte preconceito.

Vemos o mal nos outros e raramente em nós mesmos:
EU SOU EXCÊNTRICO, VOCÊ É LOUCO!
Eu sou brilhante; você é tagarela; ele é bêbado.
Eu sou bonito; você tem boas feições; ela não tem boa aparência.
Eu sou exigente; você é nervoso; ele é uma velha.
Eu reconsiderei; você mudou de opinião; ele voltou atrás na palavra dada.
Eu tenho em volta de mim algo de sutil, misterioso, de fragrância do oriente; você exagerou no perfume e ele cheira mal.

CAUSAS DO PRECONCEITO:
Assim como as atitudes em geral, o preconceito tem três componentes: crenças; sentimentos e tendências comportamentais. Crenças preconceituosas são sempre estereótipos negativos.
Segundo Allport (1954) o preconceito é o resultado das frustrações das pessoas, que, em determinadas circunstâncias, podem se transformar em raiva e hostilidade. As pessoas que se sentem exploradas e oprimidas frequentemente não podem manifestar sua raiva contra um alvo identificável ou adequado; assim, deslocam sua hostilidade para aqueles que estão ainda mais “baixo”na escala social. O resultado é o preconceito e a discriminação.
Já para Adorno (1950), a fonte do preconceito é uma personalidade autoritária ou intolerante. Pessoas autoritárias tendem a ser rigidamente convencionais. Partidárias do seguimento às normas e do respeito à tradição, elas são hostis com aqueles que desafiam as regras sociais. Respeitam a autoridade e submetem-se a ela, bem como se preocupam com o poder da resistência. Ao olhar para o mundo através de uma lente de categorias rígidas, elas não acreditam na natureza humana, temendo e rejeitando todos os grupos sociais aos quais não pertencem, assim, como suspeitam deles. O preconceito é uma manifestação de sua desconfiança e suspeita.
Há também fontes cognitivas de preconceito. Os seres humanos são “avarentos cognitivos” que tentam simplificar e organizar seu pensamento social o máximo possível. A simplificação exagerada leva a pensamentos equivocados, estereotipados, preconceito e discriminação.
Além disso, o preconceito e a discriminação podem ter suas origens nas tentativas que as pessoas fazem para se conformar(conformidade social). Se nos relacionamos com pessoas que expressam preconceitos, é mais provável que as aceitemos do que resistamos a elas. As pressões para a conformidade social ajudam a explicar porque as crianças absorvem de maneira rápida os preconceitos e seus pais e colegas muito antes de formar suas próprias crenças e opiniões com base na experiência. A pressão dos colegas muitas vezes torna “legal” ou aceitável a expressão de determinadas visões tendenciosas – em vez de mostrar tolerância aos membros de outros grupos sociais.

REDUÇÃO DO PRECONCEITO:
A convivência, através de uma atitude comunitária é, talvez, a forma mais adequada de se reduzir o preconceito.

COMO FUNCIONA O ESTEREÓTIPO:
É um conjunto de características presumidamente partilhadas por todos os membros de uma categoria social. É um esquema simplista mas mantido de maneira muito intensa e que não se baseia necessariamente em muita experiência direta. Pode envolver praticamente qualquer aspecto distintivo de uma pessoa – idade, raça, sexo, profissão, local de residência ou grupo ao qual é associada.
Quando nossa primeira impressão sobre uma pessoa é orientada por um estereótipo, tendemos a deduzir coisas sobre a pessoa de maneira seletiva ou imprecisa, perpetuando, assim, nosso estereótipo inicial.

RACISMO:
É a crença na inferioridade nata dos membros de determinados grupos étnicos e raciais. Os racistas acreditam que a inteligência, a engenhosidade, a moralidade e outros traços valorizados são determinados biologicamente e, portanto, não podem ser mudados. O racismo leva ao pensamento ou/ou:ou você é um de nós ou é um deles
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https://brasilescola.uol.com.br/psicologia/atitude-preconceito-estereotipo.htm

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