terça-feira, 11 de janeiro de 2022

A diversidade cultural

Diversidade cultural: entenda o que é e qual a sua importância

Você já reparou no quanto os costumes e comportamentos das pessoas são diferentes ao redor do mundo? Mesmo dentro dum mesmo país  podemos observar que muitas tradições e hábitos são específicos de cada local. Toda essa pluralidade presente nos grupos humanos é o que se designa por diversidade cultural.

Significado de diversidade cultural

A diversidade cultural corresponde às várias formas de expressão e os comportamentos de uma população. Esse termo foi criado para representar o conjunto de culturas existentes numa determinada região e busca entender como se dá a diferenciação entre elas.

O conceito de cultura e identidade cultural

Podemos entender como cultura o conjunto de costumes, tradições e comportamentos de determinado grupo de pessoas que vive num mesmo local. Assim, a cultura envolve a linguagem, as artes, a organização política, as religiões, as músicas, a moda, a culinária, os valores éticos e morais e todos os elementos que compõe um povo.

As diferenças entre os elementos de cada cultura deram origem ao conceito de identidade cultural. Esse termo explica o sentimento de pertença cultural das pessoas que, por partilharem os mesmos comportamentos e costumes, se identificam como membros de uma mesma comunidade cultural.

A globalização e a diversidade cultural

No mundo atual, o desenvolvimento dos meios de comunicação, a facilidade da troca de informações e o comércio entre lugares distantes do globo fizeram surgir um fenómeno chamado globalização.

De maneira geral, a globalização é essa troca de informações, costumes, produtos, padrões culturais, que ocorre entre povos de diferentes locais. A partilha desses aspectos culturais entre grupos de pessoas gera impactos na cultura local de cada uma. Isso é exemplificado facilmente quando paramos para pensar na indústria da música.

Hoje os artistas de cada país sofrem influência de artistas de todo o mundo.  Há quem diga, inclusive, que atualmente não existe mais um estilo de música que seja exclusivamente de um só local, porque as influências externas são muitas.

O constante intercâmbio cultural causado pela globalização leva muitos pesquisadores a afirmarem que ela é uma ameaça à diversidade cultural no mundo, pois tende a homogeneizar as sociedades e faz com que os povos percam a suas identidade cultural. De facto, há uma cultura dominante que está a ter um impacto muito significativo em quase todas as sociedades do mundo: a cultura anglo-saxónica, que se impõe como padrão quer através da música, do cinema, da indústria do entretenimento, dos valores, das formas de estar no mundo.

Qual a importância da diversidade cultural?

A diversidade cultural é tão importante que, no ano de 2001, foi aprovada a “Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural”. Nesta declaração, os 185 Estados que fazem parte da UNESCO reconhecem a diversidade entre as culturas como “herança comum na humanidade”. Este documento, além de validar a importância da preservação da identidade cultural de cada povo, representa um marco de proteção à diversidade.

Essa Declaração da UNESCO afirma que a diversidade cultural é tão importante para a humanidade, quanto a biodiversidade é importante para a natureza. Segundo ela, a pluralidade entre os diferentes povos promove avanços económicos, intelectuais e artísticos que são essenciais para o desenvolvimento humano.

Segundo o documento, somente através da diversidade é possível crescer e melhorar a humanidade. Por ser tão importante, a expressão da cultura torna-se um direito humano que deve ser protegido.

https://www.significadofacil.com/diversidade-cultural/ (Texto adaptado)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Trabalho de grupo sobre a Arte

O que é a arte by paulofeitais on Scribd                            Teorias estéticas from Paulo Gomes Trabalho de grupo:...