Equipa 1 Denzel (4). Revisor.
Francisco Ribeiro (8). Webmaster. Lógico/Argumentador. Coordenador.
Ivo Marcos (12). Secretário. Designer.
João Rosa (14). Webmaster. Problematizador.
Tema do trabalho:
O cérebro e o conhecimento.
Compreender que o conhecimento humano resulta da relação complexa entre o herdado (as estruturas corticais do sistema nervoso) e o adquirido (cultura).
1. Introdução
(Algumas questões que poderão ser exploradas:)
Como está estruturado o sistema nervoso?
Como está estruturado o cérebro? Quais são as principais áreas de funcionamento do cérebro?
Como se adquire o conhecimento? Quais as estruturas do sistema nervoso envolvidas?
Como se articula o inato/o herdado (estruturas genéticas/estruturas corticais) e o adquirido (cultura)? O que é a aprendizagem e como é que se processa?
O CÉREBRO HUMANO FUNCIONA DE FORMA SEMELHANTE AOS COMPUTADORES?
2. Tarefa
(A equipa terá que criar uma apresentação da matéria e terá que fazer uma exposição oral)
Elaborar uma apresentação (em PowerPoint, Google Slides, Prezi ou em vídeo) sobre o cérebro e o conhecimento (ver questões acima).
A equipa terá que fazer uma exposição oral do trabalho, procurando envolver a turma. A exposição oral deve ser eficaz do ponto de vista da comunicação.
Todos os elementos da equipa devem participar na exposição oral e não devem limitar-se a ler os conteúdos apresentados (esses conteúdos devem ser interiorizados e transmitidos de forma espontânea).
Instruções:
Como se faz um PowerPoint?
3. Processo:
A equipa deve distribuir tarefas pelos seus membros, definindo quem:
a) fica responsável pela elaboração da apresentação (PowerPoint/Google Slides/Prezi, etc.);
b) fica responsável por cada um ds subtemas em investigação;
c) fica responsável pela planificação da exposição oral.
Depois a equipa pesquisar na Internet, elaborando mapas conceptuais, sínteses e questões para incorporar na apresentação e explorar na exposição oral.
Tempo de execução: 3 sessões na sala de computadores.
Sem comentários:
Enviar um comentário