quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Matriz do teste 1 do Módulo 3 - 11K(Programação)


Plano de estudo

(até 24 horas antes do teste - deve indicar o nome, nº. e turma)
Não devem ser enviadas dúvidas para o email usado para envio de trabalhos.
Instruções: Será necessária folha de teste.
                    O teste terá a duração de 90 minutos.
                    Nos grupos II e III deve ser original e crítico nas suas respostas.
                    Deve ler todo o enunciado antes de começar a responder.


Objetivos/Conteúdos:

1. Definir o conceito de democracia.
2. Refletir sobre o filme 'Invictus'.
3. Reconhecer a importância da igualdade (e da tolerância) em democracia.
4. Relacionar a democracia com a liberdade.
2. Definir a monarquia.
3. Distinguir monarquia absoluta e monarquia constitucional.
4. Definir a república.
5. Distinguir democracia direta e democracia representativa.
6. Distinguir a monarquia e a república.
7. Definir o autoritarismo.
8. Caracterizar o ser humano como um ser social ('animal político').
10. Explicar o processo de constituição da democracia ateniense: a monarquia, a oligarquia, a tirania e a democracia.
11. Definir o conceito de aristocracia.
12. Definir o conceito de oligarquia.
13. Definir o conceito de tirania.
14. Explicar o contributo de Sólon, Clístenes e Péricles para a instituição da democracia em Atenas.
15. Explicar as reformas de Clístenes e o seu impacto na democracia ateniense.
16. Definir  e explicar a isocracia.
17. Definir e explicar a isegoria.
18. Definir e explicar isonomia.
19. Caracterizar a democracia ateniense como uma democracia direta.
20. Descrever as instituições democráticas de Atenas.
21. Descrever a forma como eram designados os detentores dos cargos políticos na Atenas democrática: o sorteio e a eleição.
22. Explicar a separação de poderes no estado democrático ateniense.
23.Comparar a democracia ateniense com a democracia portuguesa.
24. Explicar os mecanismos de proteção da democracia ateniense.
25. Explicar a importância (e os perigos) do ostracismo na democracia ateniense.
26. Compreender as limitações da democracia ateniense: a escravatura, a exclusão das mulheres e dos estrangeiros.
27. Descrever a sociedade ateniense.
28. Descrever a sociedade medieval e do antigo regime.
29. Explicar as razões que levaram à eclosão da revolução francesa em 1789.
30. Explicar os valores fundamentais da revolução francesa: a liberdade, a igualdade e a fraternidade.
31. Comentar a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789.
32. Explicar a importância do princípio da separação de poderes.
33. Interpretar o filme 'Equilibrium', confrontando a democracia com o totalitarismo (autoritarismo).
34. Interpretar o filme 'Elysium', estabelecendo um paralelismo entre a sociedade retratada no filme com a sociedade do antigo regime.
35. Confrontar a sociedade retratada no filme com a nossa sociedade e com os problemas sociais nela existentes.


Estrutura do teste:

Grupo I – I.1. Questões de escolha múltipla (15-20); I.2. Questões de verdadeiro/falso(10-20).
Grupo II – Questões de resposta curta (definir; analisar; identificar; distinguir; comparar) – 6-8.
Grupo III – Duas questões de desenvolvimento – num mínimo de 200 palavras. (compreender; explicar; interpretar; problematizar).

Cotações:
(para revisão)
Grupo I – 45% (9 valores); Grupo II – 35% (7 valores); Grupo III – 20% (4 valores).
Pesos (questões dos grupos II e III): Exposição dos conteúdos (65%); Estruturação formal das respostas /Qualidade da argumentação (grupo III)(25%); Correção da Expressão Escrita (10%).



Sem comentários:

Enviar um comentário

Trabalho de grupo sobre a Arte

O que é a arte by paulofeitais on Scribd                            Teorias estéticas from Paulo Gomes Trabalho de grupo:...