Todos os grupos devem colocar questões sobre cada um dos temas/objetivos.
O trabalho deverá consistir na exploração dessas questões.
O resultado final do trabalho deverá ser uma apresentação em PowerPoint que servirá de base a uma exposição oral.
Na exposição oral todos os membros do grupo devem intervir (as intervenções deverão ocupar o mesmo tempo). A exposição tem que ser espontânea, não deve consistir na leitura do PowerPoint.
Fases do trabalho:
1. Pesquisa documental.
2. Exploração dos materiais - construção de mapas conceptuais (num mínimo de 3). Os mapas conceptuais deverão cobrir todos conteúdos trabalhados e devem ser usados na construção do PowerPoint (podem ser segmentados).
3. Construção do PowerPoint.
4. Preparação da exposição oral.
5. Exposição oral.
Tema 1- O sistema nervoso e a construção do conhecimento
1. Compreender a importância do corpo como lugar de construção do conhecimento: a fisiologia nervosa no Homem;
2. Descrever a estrutura do sistema nervoso (central e periférico).
3. Descrever o funcionamento do sistema nervoso central.
4. Descrever a estrutura do cérebro e o funcionamento de cada uma das principais áreas cerebrais.
5. Explicar a forma como o cérebro processa as emoções.
6. Explicar a forma como o cérebro processa a percepção (audição, olfato, tacto, visão).
7. Explicar a forma como o cérebro processa o pensamento racional.
1. Compreender a relação complexa entre inato e adquirido na construção do conhecimento humano e na evolução do ser humano. 2. Explicar o que é o ADN, o gene e o património genético. 3. Descrever o processo de hominização e humanização. 4. Explicar o que é a cultura. 5. Explicar a importância da cultura na evolução da espécie humana. Tema 3. O inato e o adquirido: o desenvolvimento do ser humano (do indivíduo) 1. Distinguir filogénese e ontogénese, explicando cada um dos conceitos. 2. Responder à questão: em que medida se pode afirmar que a ontogénese repete a filogénese? 3. Explicar a importância da socialização no desenvolvimento do ser humano. 2. Descrever o desenvolvimento do ser humano de acordo com Piaget. 3. Descrever o desenvolvimento do ser humano de acordo com Freud. 4. Comparar os estádios do desenvolvimento das teorias de Freud e de Piaget.
5. Explicar a importância das aprendizagens (do adquirido) no desenvolvimento do ser humano.
6. Responder à questão de saber qual o peso dos genes no desenvolvimento da personalidade. Tema 4. O conhecimento científico 1. Explicar o que é a ciência, distinguindo-a do senso comum, atendendo às suas principais características. 2. Explicar o método experimental atendendo a cada uma das suas fases. 3. Descrever 2 aplicações do método experimental (2 experiências científicas). 4. Explicar porque é que podemos confiar na ciência. 5. Explicar a evolução da ciência de acordo com a teoria epistemológica de Karl Popper. 6. Explicar a evolução da ciência de acordo com a teoria epistemológica de Thomas Kunh. 7. Comparar as 2 teorias. |
Tema 5. Inteligência – humana e artificial
1. Investigar sobre o conceito de Inteligência: será o homem o único ser inteligente?
2, Definir o conceito de inteligência (deve abranger todas as formas de inteligência, humana e animal). 3. Explicar o que caracteriza a inteligência humana. 4. Explicar a teoria das inteligências múltiplas.
7. Explorar o problema de saber se a informática pode simular a inteligência (animal e humana). |
Sem comentários:
Enviar um comentário