Todos os grupos devem colocar questões sobre cada um dos temas/objetivos.
O trabalho deverá consistir na exploração dessas questões.
O resultado final do trabalho deverá ser uma apresentação em PowerPoint que servirá de base a uma exposição oral.
Na exposição oral todos os membros do grupo devem intervir (as intervenções deverão ocupar o mesmo tempo). A exposição tem que ser espontânea, não deve consistir na leitura do PowerPoint.
Fases do trabalho:
1. Pesquisa documental.
2. Exploração dos materiais - construção de mapas conceptuais e/ infografias (num mínimo de 3). Os mapas conceptuais/ Infografias deverão cobrir todos conteúdos trabalhados e devem ser usados na construção do PowerPoint (podem ser segmentados).
3. Construção do PowerPoint.
4. Preparação da exposição oral.
5. Exposição oral.
Outros blogues com informação relevante:
Documentos sobre os temas:
https://drive.google.com/drive/folders/0B0lLvnZ7BTIGQlE2RGJfZlh1bDQ?usp=sharing
Instrumentos de trabalho:
Como se fazem mapas conceptuais?
Como se faz um PowerPoint?
Como se fazem infografias
TEMAS:
Tema 1- O sistema nervoso e a construção do conhecimento
1. Compreender a importância do corpo como lugar de construção do conhecimento: a fisiologia nervosa no Homem.
2. Descrever a estrutura do sistema nervoso (central e periférico).
3. Descrever as diversas áreas do sistema nervoso central e o seu funcionamento.
4. Descrever a estrutura do cérebro e as funções de cada uma das principais áreas cerebrais. (Espinal Medula; Troco cerebral, Bolbo Raquidiano, Cerebelo; O encéfalo e os seus diversos níveis; O Córtex cerebral e os Hemisférios cerebrais; Os Lobos cerebrais; as Áreas primárias e as Áreas secundárias).
5. Explicar a forma como o cérebro processa o pensamento racional: o córtex pré-frontal.
Links para explorar o tema:
A estrutura do sistema nervoso:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_nervoso
http://www.infoescola.com/biologia/sistema-nervoso/
O Encéfalo
O Cérebro
http://www.infoescola.com/anatomia-humana/cerebro/
Os lobos cerebrais
O Cérebro - Apresentação
O sistema límbico
A evolução do cérebro humano
Paciente toca guitarra durante uma operação ao cérebro.
Tema 2- O sistema nervoso e a construção do conhecimento: os mecanismos da percepção
1. Compreender a importância do corpo como lugar de construção do conhecimento: os mecanismos da percepção.
2. Explicar o que são as sensações.
3. Explicar o que é a percepção (distinguir percepção e sensação).
4. Descrever a estrutura fisiológica do sistema auditivo (a estrutura do ouvido e da ligação do ouvido ao cérebro).
5. Descrever a forma como o cérebro processa a audição.
6. Descrever a estrutura fisiológica do sistema visual (a estrutura do olho e da ligação do olho ao cérebro).
7. Descrever a forma como o cérebro processa a visão.
Links para explorar o tema:
A estrutura do sistema nervoso:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_nervoso
http://www.infoescola.com/biologia/sistema-nervoso/
O Encéfalo
http://www.infoescola.com/anatomia-humana/cerebro/
Os lobos cerebrais
O Cérebro - Apresentação
A Percepção (introdução)
Como os cegos 'vêem' através da audição
Aparelho auditivo que transmite som através da mandíbula
Tema 3. O inato e o adquirido: a evolução da espécie humana
1. Compreender a relação complexa entre inato e adquirido na construção do conhecimento humano e na evolução do ser humano. 2. Explicar o que é o ADN, o gene e o património genético. 3. Descrever o processo de hominização e humanização. 4. Explicar o que é a cultura. 5. Explicar a importância da cultura na evolução da espécie humana. Links para explorar o tema: A Evolução da Espécie Humana A história da inteligência como nunca a tínhamos ouvido contar Carl Sagan Dragões do Éden Tema 4. O inato e o adquirido: o desenvolvimento do ser humano (do indivíduo) 1. Distinguir filogénese e ontogénese, explicando cada um dos conceitos. 2. Responder à questão: em que medida se pode afirmar que a ontogénese repete a filogénese? 3. Explicar a importância da socialização no desenvolvimento do ser humano. 4. Descrever o desenvolvimento do ser humano de acordo com Piaget.
5. Explicar a importância das aprendizagens (do adquirido) no desenvolvimento do ser humano.
6. Responder à questão de saber qual o peso dos genes no desenvolvimento da personalidade. Links para explorar o tema: O que nos torna humanos? A teoria construtivista de Piaget Torne o seu filho mais inteligente Tema 5. O conhecimento científico 1. Explicar o que é a ciência, distinguindo-a do senso comum, atendendo às suas principais características. 2. Explicar o método experimental atendendo a cada uma das suas fases. 3. Descrever 2 aplicações do método experimental (2 experiências científicas). 4. Explicar porque é que podemos confiar na ciência. 5. Explicar a evolução da ciência de acordo com a teoria epistemológica de Karl Popper. Links para explorar o tema: A ciência moderna O Método Científico (introdução) (artigo mais desenvolvido sobre o método científico:) https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_cient%C3%ADfico Fundamentos da teoria epistemológica de Karl Popper: O Método Hipotético-Dedutivo Verificacionismo e Falsificacionismo Tema 6. Inteligência – humana e artificial |
1. Investigar sobre o conceito de Inteligência: será o homem o único ser inteligente?
2. Definir o conceito de inteligência (deve abranger todas as formas de inteligência, humana e animal). 3. Explicar o que caracteriza a inteligência humana. 4. Explicar a teoria das inteligências múltiplas.
7. Explorar o problema de saber se a informática pode simular a inteligência (animal e humana). |
Links para explorar o tema: |
As emoções e a inteligência artificial
Tema 7. A emoção
1. Definir emoção.
2. Relacionar o conceito de emoção com o conceito de motivação. 2. Explicar o funcionamento das emoções a partir da perspectiva de António Damásio. 3. Descrever o caso de Phineas Cage e as suas implicações, de acordo com António Damásio. 4. Relacionar as emoções com os processos racionais. 4. Explicar a inteligência emocional de acordo com Daniel Goleman.
Links para explorar o tema: As emoções e a inteligência artificial |
Sem comentários:
Enviar um comentário