terça-feira, 22 de outubro de 2013

Matriz do teste 01

Objetivos:                                                                                                   
- Definir o conceito de Pessoa;
- Analisar a origem etimológica dos termos ‘pessoa’ e ‘personalidade’: persona (máscara teatral).
- Identificar características da Pessoa/da Personalidade/”indicadores de humanidade”.
- Problematizar o conceito de Pessoa: as pessoas não-humanas;
- Distinguir Pessoas e Coisas;
- Definir cultura;
- Interpretar o Homem como produto e produtor de cultura;
- Compreender a importância do meio cultural (da aprendizagem cultural) no desenvolvimento do ser humano;
- Interpretar o filme “o menino selvagem”;
- Explicar o fenómeno das “crianças selvagens”;
- Distinguir o Homem dos outros animais tendo em conta o peso da hereditariedade;
- Comparar o Homem e os grandes primatas;
- Explicar por que motivo o Homem tem uma inteligência mais desenvolvida do que a dos grandes primatas (principalmente os chimpanzés);
- Explicar a relação entre a hereditariedade e o meio na formação da pessoa;
- Explicar  o conceito de enculturação;
- Compreender o Homem como um  ser social;
- Definir o conceito de Sociedade;
- Definir o conceito de grupo social;
- Distinguir os diversos tipos de grupos: primários, intermediários e secundários;
- Definir a socialização enquanto processo de integração do indivíduo na sociedade;
- Distinguir socialização primária de socialização secundária;
- Identificar os agentes de socialização (Família; Escola e Meios de Comunicação);
- Definir o conceito de personalidade;
- Compreender o processo de construção da personalidade, como a confluência dos seguintes fatores: hereditariedade, meio sócio-cultural e experiências pessoais;
- Compreender a vinculação mãe-bebé.

Problemas a explorar:
Já nascemos humanos?                                   As crianças selvagens são pessoas?
Como nos tornamos pessoas?                        A relação do indivíduo com a sociedade.
Existem pessoas não humanas?                    A personalidade pode ser alterada?

Estrutura do teste:
Grupo I – I.1. Questões de escolha múltipla (10); I.2. Questões de verdadeiro/falso(15).
Grupo II – Questões de resposta curta (definir; analisar; identificar; distinguir; comparar) – 6.
Grupo III – Uma questão de desenvolvimento – num mínimo de 200 palavras. (compreender; explicar; interpretar; problematizar).
Cotações: Grupo I – 45% (9 valores); Grupo II – 35% (7 valores); Grupo III – 20% (4 valores). Pesos (questões dos grupos II e III): Exposição dos conteúdos (65%); Estruturação formal das respostas /Qualidade da argumentação (grupo III)(25%); Correção da Expressão Escrita (10%).
Instruções: Não será necessária folha de teste. 
                    O teste terá a duração de 90 minutos.
                    Nos grupos II e III deve ser original e crítico nas suas respostas.
                    Deve ler todo o enunciado antes de começar a responder.

 Imprimir / download PDF

Sem comentários:

Enviar um comentário

Trabalho de grupo sobre a Arte

O que é a arte by paulofeitais on Scribd                            Teorias estéticas from Paulo Gomes Trabalho de grupo:...