Objetivos:
- Definir o conceito de Pessoa;
- Analisar a origem etimológica dos termos ‘pessoa’ e ‘personalidade’: persona (máscara teatral).
- Identificar características da Pessoa/da Personalidade/”indicadores de humanidade”.
- Problematizar o conceito de Pessoa: as pessoas não-humanas;
- Distinguir Pessoas e Coisas;
- Definir cultura;
- Interpretar o Homem como produto e produtor de cultura;
- Compreender a importância do meio cultural (da aprendizagem cultural) no desenvolvimento do ser humano;
- Interpretar o filme “o menino selvagem”;
- Explicar o fenómeno das “crianças selvagens”;
- Distinguir o Homem dos outros animais tendo em conta o peso da hereditariedade;
- Comparar o Homem e os grandes primatas;
- Explicar por que motivo o Homem tem uma inteligência mais desenvolvida do que a dos grandes primatas (principalmente os chimpanzés);
- Explicar a relação entre a hereditariedade e o meio na formação da pessoa;
- Explicar o conceito de enculturação;
- Compreender o Homem como um ser social;
- Definir o conceito de Sociedade;
- Definir o conceito de grupo social;
- Distinguir os diversos tipos de grupos: primários, intermediários e secundários;
- Definir a socialização enquanto processo de integração do indivíduo na sociedade;
- Distinguir socialização primária de socialização secundária;
- Identificar os agentes de socialização (Família; Escola e Meios de Comunicação);
- Definir o conceito de personalidade;
- Compreender o processo de construção da personalidade, como a confluência dos seguintes fatores: hereditariedade, meio sócio-cultural e experiências pessoais;
- Compreender a vinculação mãe-bebé.
Problemas a explorar:
Já nascemos humanos? As crianças selvagens são pessoas?
Como nos tornamos pessoas? A relação do indivíduo com a sociedade.
Existem pessoas não humanas? A personalidade pode ser alterada?
Estrutura do teste:
Grupo I – I.1. Questões de escolha múltipla (10); I.2. Questões de verdadeiro/falso(15).
Grupo II – Questões de resposta curta (definir; analisar; identificar; distinguir; comparar) – 6.
Grupo III – Uma questão de desenvolvimento – num mínimo de 200 palavras. (compreender; explicar; interpretar; problematizar).
Cotações: Grupo I – 45% (9 valores); Grupo II – 35% (7 valores); Grupo III – 20% (4 valores). Pesos (questões dos grupos II e III): Exposição dos conteúdos (65%); Estruturação formal das respostas /Qualidade da argumentação (grupo III)(25%); Correção da Expressão Escrita (10%).
Instruções: Não será necessária folha de teste.
O teste terá a duração de 90 minutos.
Nos grupos II e III deve ser original e crítico nas suas respostas.
Deve ler todo o enunciado antes de começar a responder.
Imprimir / download PDF
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Trabalho de grupo sobre a Arte
O que é a arte by paulofeitais on Scribd Teorias estéticas from Paulo Gomes Trabalho de grupo:...

-
A i nvenção da imprensa A invenção da imprensa por Johann Gutenberg, no século XV, foi um dos acontecimentos que mudaram a história da leit...
-
Por socialização entende-se o processo pelo qual os indivíduos humanos se tornam membros da sociedade . Costumam distinguir-se dois modo...
-
Filmado ao longo de dois anos (Agosto de 2007 a Maio de 2009) “Lixo Extraordinário” acompanha o trabalho de Vik Muniz no aterro do Ja...
Sem comentários:
Enviar um comentário